Perfil

Data de entrada: 8 de abr. de 2021

Sobre



Como pesquisador, sou responsável em desenvolver novos suplementos alimentícios, avaliações de custo, suporte às análises de matérias-primas e produtos acabados. Desenvolvi formulações de borrachas e processos para o segmento truck e Agro; Auditor de Novos fornecedores; Fiz gestão de projetos para que novas misturas de borracha fossem implantadas na Michelin e utilizadas em pneus de caminhões e carros nas unidades do Brasil e Colômbia; Coordenei o desenvolvimento de produtos cosméticos e saneantes; Fiz assistência técnica, como químico responsável em indústria, implantando as boas práticas de fabricação e controle; Suporte ao setor de compras e controle de qualidade; Criação de produtos cosméticos e produtos de limpeza para o lar.


Experiência Profissional:

Kress Farmacêutica – América do Sul

Pesquisador em Suplementos Alimentícios e Cosméticos – Desde 07/2020.

Responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novos suplementos; Faço o estudo de viabilidade, testes de formulações em bancada, avaliação de riscos e cálculo de scale up para lotes pilotos; Elaboração de ordem de produção dos novos produtos; Acompanhamento e estudo de estabilidade; Desenvolvimento e organização de dossiês dos lançamentos; Descrição dos textos para materiais publicitários e de embalagem e aprovação com a equipe de marketing; Utilizando a IN 28, desenvolvi suplemento a base de ferro quelato, pó para preparo de bebida com colágeno hidrolisado, geleia rica em fibras; Transformei produto farmacêutico para suprir deficiências nutritivas em suplemento alimentar; Rebalanceamento nas quantidades de polidextrose e maltoagromerada para melhorar a dispersão de um produto a base de fibras; Criação de comprimido mastigável para atender o segmento bariátrico.

Prometeon – América do Sul

Pesquisador em Engenharia de Novos Materiais – 09/2017 a 06/2020.

Reportei diretamente ao diretor do setor de materiais com participação no planejamento de estratégias para a melhoria da qualidade, produtividade e o custo das formulações de borracha; Fazia a homologação das formulações de borracha para a fábrica de pneus de caminhões e tratores na América do Sul, atuando desde o chão de fábrica até a coordenação dos integrantes dos projetos; dei suporte às boas práticas de fabricação nas unidades do Brasil; Atuei na caracterização de tipos de Borracha Natural produzida no Brasil para uso em pneus de carga e pesquisas associadas ao uso de borracha natural e sintética, negros de fumo e sistema de vulcanização para pneus de carga; Através de estudo estatístico, fiz diagnósticos de indicadores de produção e não-conformidade para implementar melhorias de controle; em fórmulas, processos e especificações; fui responsável pelo Desenvolvimento de Materiais da América do Sul e validação das aprovações de novos fornecedores de matérias-primas para pneumáticos e materiais auxiliares; trabalhei junto com ao setor de qualidade e produção da empresa; Representante da América do Sul nas reuniões mundiais de matérias-primas. Auditor de fornecedor certificado IATF 16949 e VDA 6.10.


Michelin (Sociedade Michelin de Participações Indúst. e Com. LTDA) – América do Sul.

Chefe de Projetos de misturas de borracha para a América do Sul - 09/2008 a 12/2014.

Responsável por projetos de industrializações de misturas de borrachas para pneus na América do Sul; Gerenciei prazos; Avaliei as condições de estocagens para novas matérias-primas, revisando as quantidades e prazos de entrega de modo a atender as etapas de homologação de nova mistura no parque industrial; Como líder de projeto, fui responsável da concepção à conclusão; Avaliei os problemas e soluções, fiz o “launch event” para os demais participantes, busquei referências de projetos e demais informações com outras equipes nos EUA e França; Apresentei ao comitê de direção cada etapa do projeto; Analisei a compatibilidade das misturas de borracha reprovadas oriundas dos processos de industrializações, buscando a reciclagem em outras formas de uso com o objetivo de reduzir o impacto de perda de material e custo; Revisei processos de fabricações de misturas de outras usinas Michelin de forma a adaptá-las ao parque Industrial do Brasil; Trabalhei nos projetos para atender às misturas necessárias na confecção das gamas de pneus fabricados em Resende, Energy XM2, Primacy HP2, Latitude (Cross, Tour, Tour HP), Tier 3; Atuei no desenvolvimento de misturas para a primeira e segunda linha de bandas de recapagem e uma melhor segmentação deste mercado em que obtivemos significativa economia de até 20% por perímetro de uso; Atuei na substituição de equipamentos na linha produtiva da unidade de Bogotá (Colômbia) com o objetivo de cumprir as exigências de qualidade e melhoria da produtividade; Integrei a rede mundial Michelin de misturas calandradas cujo objetivo é troca de experiências, pesquisa e desenvolvimento.


HSA (Hair Stalyling Applications) - Brasil

Diretor Químico e Industrial - de Julho/2007 a Agosto/2008


Supervisionei de atividades no laboratório; Redução de não conformidades; Desenvolvimento de materiais de apoio para treinamentos; Controle de certificados das matérias-primas e insumos recebidos; Soluções para a melhoria da qualidade com mudanças de processo para redução de custos; Geração de informações para o setor de assuntos regulatórios com dados junto à polícia federal; Atualização de fichas técnicas que a Itália enviava para a unidade Brasil; Criação de laudos físico-químicos, organolépticos e de estabilidade; Elaboração e desenvolvimento de fórmulas em acordo com a ANVISA; Correção de itens de qualidade no processo de substituição de embalagens, de etiquetas com defeitos ou erros de impressão; Emissão de laudos de análises aos clientes e elaboração de cálculos para correções de processos de produção até a liberação final; Pesquisa de novas matérias-primas para reduções de custos; Aplicação das normas de boas práticas de fabricações e atividades de apoio ao sistema de gestão de qualidade.



Minancora

Coord. de Desenvolvimento Cosmético - de Agosto/2005 a Julho/2007


Como coordenador de desenvolvimento gerei fórmulas de produtos, agreguei reduções de custo nos processos de produção e matérias-primas. Chefiei equipes de microbiologia, controle de qualidade e produção. Avaliei sempre as condições da área de fabricação para formular novos produtos, assim como todos os métodos de análises de novas matérias-primas e produtos acabados. Minhas principais realizações foram: A geração de um creme anti-séptico infantil contra assaduras, creme desodorante; Reformulação de uma loção de limpeza facial para ser impregnada em esponja de limpeza facial desidratada, com redução de 12% na solução de impregnação e redução de 48% do custo da esponja; Busca de novos fornecedores de óxido de zinco ultrafino, o que gerou uma economia de 35% no meu produto final; Modificação de etapas de produção para redução de tempo e gasto de energia; Criação de shampoo infantil, creme anti-transpirante, Roll on, creme desodorante; Reformulação, através de testes, da pomada Minancora para passar de produto farmacêutico a cosmético e com isso atingir uma abrangência maior do mercado; Aplicação das normas de boa prática de fabricação (BPF), com treinamentos da equipe de produção, e auxíliei no desenvolvimento de um projeto de beneficiamento de parafinas e cera de abelhas para uso farmacêutico.



Qualiplus:


Empresa de terceirização da Dermage, Embelleze, Aroma do Campo, IFF Produtos Odontológicos, Millenial Beatifull, Demillus, Farmasa, Química Originallis e Sanofi-Synthelabo.

Coordenei o desenvolvimento de produtos cosméticos, planejando e executando produtos testes pilotos de produtos de higiene pessoal e de limpeza para o lar. Dei suporte ao controle de qualidade e à produção industrial de produtos cosméticos e farmacêuticos. Formulei produtos como loções hidratantes para linha Demillus, loção e spray repelentes contra insetos para própria Qualiplus, sabonete líquido íntimo para mulheres e sabonete infantil para Farmasa, Álcool anti-séptico em gel para exportação da Qualiplus. Trabalhei em projeto de linha de shampoo, condicionadores, cremes de hidratação corporal, óleos de banho e géis hidratantes para Originallis. Participei em projetos de linha de produtos de limpeza, tais como, limpadores de vidro, limpadores multiuso, limpadores de banheiro sem cloro, desengordurante de cozinha e desinfetante para o Aroma do Campo. Modifiquei processos de fabricação dos produtos da Embelleze, Dermage, IFF Produtos odontológicos, para adequações na Qualiplus, gerando redução do tempo e garantindo a qualidade.


Laboratório de Produtos Naturais-IQ-UFRJ

Estagio em Quimica - de Agosto/1998 a Agosto/2001


Identificação e Isolamento de constituintes orgânicos de Plantas para testes farmacológicos. Utilizando Ferramentas como: Cromatografia gasosa (CGAR), espectrometria de massas (CGAR ? EM), espectroscopia de Infravermelho (IV) e diferentes fases estacionárias em colunas cromatográficas. Auxiliava Doutorandos em seus experimentos.Trabalhos com o Óleo, semente da arvore de copaíba.Bolsista do CNPQ.


Formação Acadêmica:

Ø MBA em Gestão Empresarial e Inovação - Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Concluído em 06/2016.

Ø Pós-Graduação em Gestão de Projetos (Cursei) - Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG).

Ø Graduação em Química Industrial - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Concluído em 12/2004.


Certificações:

Ø IATF 16949 – Auditor – 1o /2o Parte – Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) – 09/2019

Ø VDA 6.10 – Auditor – Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) – 11/2019


Idiomas:

Ø Francês intermediário

Ø Inglês Avançado (Cursando)


Cursos:

Ø Cursos: Compounders course – Eastman , Purchase – Pirelli, Segurança em Laboratório e Indústria – UFRJ, Visão Moderna de Ressonância Magnética Nuclear – UFRJ, Estrutura e Conformação de proteínas – UFRJ, Tópicos avançados em Química Industrial – UFRJ, Introdução em técnicas cromatográficas - UFRJ.


Experiências Internacionais:

Ø Kaplan International Colleges – Toronto - Canada

Ø Indústria Colombiana de Llantas S.A. – Icollantas S.A – Colômbia.

Ø Michelin –Ladoux – França

Ø Michelin – South Carolina - EUA

Ø Exchange Student Institution – HMS Host – USA.


Publicações:

Ø Comparações das metodologias para separação de ácidos carboxílicos do óleo–resina de copaíba, MG, 2001. XXIV Congresso da Sociedade brasileira de Química (SBQ);

Ø Estudo químico das sementes de copaíba officinalis, RS, Setembro de 1999. X Congresso latino Americano de Fitoquímica;

Ø In vivo and in vitro studies on the anticancer activity of copaiba multijulga Hayne, Phytotherapy Research, V. 17, p.1048-1053, 2003;


Conhecimentos:

Ø Conhecimentos no pacote Office, Internet, MS Project, Cromatografia GC e HPLC, CG-Massas, IR, validação de limpeza, treinamento em BPF, processos fermentativos, tratamento de água, sistema 5W2H, PDCA, Análise estatística, diagramas de causa e efeito, PFMEA e 6-sigma.

Ø Produtos desenvolvidos: Loções hidratantes, loção e spray repelente contra insetos, sabonete líquido íntimo para mulheres, sabonete líquido infantil, álcool anti-séptico em gel, linha de shampoo, condicionadores, cremes de hidratação corporal, óleos de banho e géis hidratantes, limpadores de vidro, limpadores multiuso, limpadores de banheiro sem cloro, desengordurante de cozinha e desinfetante.

herick.christo

Mais ações