Gestão de Pessoas

É bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores.




Acalme-se.

Já não é necessário comer um quilo de sal pra conhecer profundamente as pessoas com quem você trabalha. Há ferramentas que fazem isso em apenas 7 minutos

nos dias de hoje.

Brincadeiras à parte, a observação em relação aos 7 minutos é verdadeira – o Profiler é uma ferramenta de análise e avaliação de perfis comportamentais, que exige por parte do avaliado a resolução de um pequeno questionário que toma, em média, cerca de sete minutos para ser concluído.


A gestão de pessoas, especialmente com os novos paradigmas da geração Y e agora da geração Z, que chega ao mercado de trabalho, é um dos grandes desafios do cotidiano empresarial. Motivar e compreender funcionários não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade sem a qual uma empresa não pode contar sequer com os mínimos índices de produtividade sendo cumpridos.


Além do choque de gerações e prioridades, temos diferentes perfis de comportamento se sobrepondo a isso. Ambientes de trabalho são verdadeiros microcosmos que retratam a sociedade como um todo – pessoas com personalidades e traços de comportamento completamente diferentes precisam se unir para chegar a um ponto comum, desenvolver um projeto em conjunto, atingir uma mesma meta e por aí vai.

Em toda empresa de sucesso, o “eu” precisa ceder lugar ao “nós” em cada tarefa realizada, caso contrário os objetivos vão sendo pouco a pouco deixados de lado.


Com tudo isso em jogo, conhecer a fundo seus profissionais e colaboradores é a prerrogativa máxima de qualquer gestor ou empreendedor. Entretanto, fazer essa leitura tão detalhada é uma missão, por vezes, quase impossível. Seja por conta do número de funcionários, da rotina acelerada ou até mesmo em razão da diferenciação de costumes, classes sociais e cultura, por vezes é quase impossível compreender o perfil comportamental de um funcionário, mesmo quando gestores estão dispostos e

com a maior boa vontade do mundo.


Nessas ocasiões, muitas vezes pesadas e intermináveis rotinas de recursos humanos são colocadas em prática. Os funcionários permanecem horas, senão dias afastados de

suas funções, fazendo entrevistas, participando de dinâmicas, respondendo a questionários e preenchendo exercícios psicológicos sem fim – tudo para, ao final do processo, um perfil ser gerado e ficar em uma gaveta de arquivo.


Infelizmente, como chefe, você não dispõe desse tempo todo. O que você precisa é de um sistema que consiga refletir rapidamente o modo com que você, sua equipe, seus colaboradores e até prestadores de serviços tendem a reagir frente a todo tipo de situação que possa surgir durante o cotidiano de trabalho.


Algo que transforme os poucos dados que você tem hoje à mão para tomar suas decisões em um verdadeiro banco de dados sobre o comportamento humano, que permita a você prever e antecipar reações, saber o que pode ou não esperar de cada

membro de sua equipe e acessar as ferramentas certas para promover um ambiente altamente competitivo, no qual todos estão motivados ao máximo e podem realmente corresponder às suas metas de produtividade e qualidade, sem que com isso se sintam demasiadamente pressionados ou desgostosos com suas funções e afazeres.

Pode até parecer que você está pedindo muito... mas contratando um serviço especializado como o da VM Consultoria, você verá que esse tipo de solução

leva menos tempo e consome menos recursos do que você poderia supor.


Antes mesmo de aplicar qualquer teste em seus colaboradores, é preciso que você tenha uma ideia clara do seu próprio perfil comportamental e a que tipo de lide-

rança esse perfil leva. Muitos dos problemas e questões relacionadas à produtividade podem ter respostas não em sua equipe, mas em você mesmo, de modo que o melhor

primeiro passo é responder você mesmo o questionário do Profiler, acessando os da-

dos e constatações a respeito de seu próprio comportamento e tendências.




A partir da definição do seu perfil e do tipo de chefia que você exerce, agora o caminho estará aberto para dar o segundo passo: avaliar os perfis de todos os seus colaboradores ou subalternos.

Muitos gestores têm certeza de que conhecem seu pessoal a fundo, porém quando se deparam com os resultados de testes como o proposto pelo Profiler, acabam descobrindo que não conheciam sua equipe tão bem quanto podiam supor.


Parece pouco... separar seus funcionários em apenas quatro perfis distintos, correto? O fato é que essa abordagem é defendida de forma recorrente por filósofos, sociólogos, estudiosos e pesquisadores do comportamento humano desde a época da Grécia

Antiga até os principais trabalhos e ensaios de grandes pensadores do século XX.


Voltando aos resultados colhidos junto à sua equipe. Agora que você sabe que não deve tomá-los a ferro e fogo, e que o Profiler é uma ferramenta para lhe ajudar a gerir seu time e não pressioná-los por conta de suas características pessoais, é hora de avaliar os resultados e ver sua equipe com novos olhos.

Você terá seus funcionários distribuídos em quatro níveis de perfis distintos, mas no que isso irá lhe ajudar?

Simples: cada um dos perfis apontará também tendências de comportamento de cada um dos funcionários em relação a uma série de fatores. Você saberá como cada um deles reage quando pressionado, qual seu nível real de interação com o restante da equipe, qual a posição de cada um em relação a metas e resultados e muito mais.


Vivemos em uma era na qual o conhecimento e o acesso a dados é o que determina as chances de sucesso de um negócio – e agora você os tem à mão. Aproveite essa oportunidade e use-a de modo sábio – seu negócio e sua equipe certamente agradecerão.


Entre em contato com nosso time e descubra como podemos te ajudar a alcançar o sucesso!


Até a próxima!

0 visualização

Campinas - São José SC. CEP 88101-000

48.3065-1397 | 48.99680-1879

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Orgulhosamente criado por @postmidia.art.br