ENTENDA A IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO

As avaliações de desempenho são uma ferramenta de gestão de pessoas. Na prática, significa que a empresa vai ter condições de analisar de forma mais sistemática o comportamento dos colaboradores no exercício das suas atividades profissionais.


O ideal, quando pensamos na adoção desse tipo de instrumento, é que se consiga “medir” a contribuição que aquela pessoa gera para o negócio.

De forma simplificada, podemos indicar como principal objetivo da avaliação de desempenho o aperfeiçoamento contínuo do quadro de funcionários da empresa.


Isso envolve uma série de aspectos, porque não basta atuar no aprimoramento das

competências e habilidades, é preciso avaliar também o comportamento dos colaboradores, suas atitudes no dia a dia. Para a empresa, quando bem-sucedido, o processo de avaliação resulta em pessoas mais bem preparadas e motivadas para o exercício das suas atividades.



Como sempre acontece nessas situações, essa condição impacta, positivamente, os índices de produtividade. No entanto, fique atento: para gerar resultados satisfatórios as avaliações de desempenho devem ser feitas de modo sistemático.

Ou seja, não devem ser feitas de forma esporádica, sem planejamento e sem objetivos bem definidos.


Entre as principais vantagens para as empresas, podemos citar:


» a possibilidade de identificar talentos internamente;


»a geração de feedbacks mais produtivos para os colaboradores, estimulando o aperfeiçoamento das suas habilidades e competências;


»a identificação de pontos de melhoria na organização. Afinal, quem monitora tem

condições de fazer uma reflexão mais acurada sobre os processos e, claro, trabalhar nos ajustes necessários.


Na parte operacional, é fato que é a partir desse tipo de avaliação que a empresa vai conseguir planejar suas políticas de Recursos Humanos. Estamos nos referindo, então, à melhor forma de se propor programas de treinamento para a equipe e ao aumento da “precisão” nas decisões relacionadas às bonificações, aumento de salários e iniciativas que visem o aumento no nível de produtividade.


Primeiro, lembre-se que as avaliações precisam ter como foco o desempenho dos colaboradores no exercício das suas atividades profissionais. Segundo os especialistas, não se deve tomar como base apenas as características de personalidade.




Entre os tipos de avaliações de desempenho mais comuns, destacam-se:

  1. AUTOAVALIAÇÃO

  2. AVALIAÇÃO PELO GESTOR

  3. EQUIPES

  4. LÍDER/GESTOR

  5. 360 GRAUS

Para escolher o melhor tipo para a sua empresa é preciso, obviamente, considerar as condições particulares do seu negócio. Não adianta defender, por exemplo, a adoção de

uma avaliação por desempenho mais flexível se a empresa não atua dessa forma e se não está preparada para lidar com esse tipo de feedback.


Fique atento a essa dica: quanto mais transparente for o processo, mais confortáveis os colaboradores se sentirão! Isso é fundamental para que a avaliação gere os resultados almejados no curto, médio e longo prazos. Outro aspecto crucial é enfatizar bem os objetivos da avaliação, mostrando que ela visa a melhoria dos processos e não a “punição”.


Nesse sentido, todos ainda precisam da garantia de que os resultados serão considerados para o desenvolvimento das políticas de RH. Essa é uma reclamação

recorrente dos profissionais: muitas empresas “engavetam” os relatórios que,

no final, não servem para nada.


Eai, gostou do que leu até aqui?

Entre em contato e saiba mais sobre as opções de avaliações, e vamos conversar mais sobre isso!


Até a próxima.



fonte: https://www.solides.com.br/

28 visualizações

Campinas - São José SC. CEP 88101-000

48.3065-1397 | 48.99680-1879

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Orgulhosamente criado por @postmidia.art.br