A importância de um time Produtivo


O que é produtividade corporativa?


Produtividade abrange toda a gana que o funcionário possui em executar suas funções e como se sente em relação a empresa, pois isso pode afetar em seu desempenho. Aumentar a produção é algo desejado pela maioria dos profissionais, porém existem barreiras e distrações que podem levar ao enfraquecimento.


Melhorar a motivação, sabendo lidar com diferentes gerações, é fundamental para o sucesso da companhia. Afinal, a baixa produtividade é um dos maiores pesadelos de toda empresa. Cada um possui expectativas e maneiras próprias de agir diante da pressão do dia a dia, do estresse causado pelo trabalho ou diante de adversidades encontradas no mercado. Por isso, as atitudes e decisões dentro do ambiente organizacional tendem a ser diversas, nem sempre alinhadas com os objetivos e as metas da organização.


Esta é uma das razões para as empresas adotarem modelos de educação corporativa: treinar e condicionar seus colaboradores no sentido de unidade, de concisão e alinhamento entre práticas e objetivos.



Quais as razões para a baixa produtividade?


Diagnosticar que seus colaboradores estão produzindo menos do que podem com as capacidades que possuem e os recursos disponíveis da empresa, só não é pior do que não ser capaz de identificar os comportamentos que denotam esse problema. A baixa produtividade é uma dificuldade enfrentada por várias corporações, senão todas, em algum momento de sua trajetória.


Os fatores que fazem a produtividade dos colaboradores de uma empresa cair, são os mais diversos. De acordo com especialistas em gestão e administração, pode ser que esses elementos sejam resultados de falta de conhecimento, falta de treinamento ou até mesmo de uma má gestão como um todo.


É preciso que a empresa saiba entender e diagnosticar as razões de tal efeito, uma vez que, seu capital humano é o mais valioso, mas também, o mais cheio de variáveis, exatamente por ser composto por diversos indivíduos com características e

comportamentos diferentes.



Para facilitar a sua compreensão em relação ao que pode estar sendo o motor para a queda de produtividade em sua empresa, listamos algumas das principais razões para a queda de produtividade no trabalho:


  • Falta de planejamento para a realização de tarefas


Sem um rumo definido através do planejamento, é impossível focar nos resultados e melhorar a produtividade. Traçar metas e documentá-las é muito importante, pois assim é possível acompanhar os resultados periodicamente para descobrir se há

necessidade de mudanças nos materiais produzidos.


Para este acompanhamento, é interessante criar planilhas e atualizar os dados ao decorrer do tempo. Uma boa alternativa para definição de metas é a metodologia

OKR (Objectives and Key Results), onde são definidos objetivos gerais da empresa,

objetivos por setor e resultados chaves que serão medidos para então avaliar se a meta

foi atingida.


O papel do gestor nesta situação é incorporar a busca pela produtividade dentro da

empresa, tornando o processo leve, natural e automático.


  • Necessidade de fazer tudo ao mesmo tempo


A demanda por uma entrega de tarefas muito rápida por conta da velocidade com

que as coisas acontecem atualmente, faz com que as pessoas queiram fazer tudo de

uma vez. De fato, existem profissionais multitarefas capazes de realizar várias atividades ao mesmo tempo. Esse tipo de profissional consegue conciliar todas as tarefas a serem realizadas de forma que não se perca a qualidade durante o processo.


Sabemos que os prazos são curtos, que a demanda é grande e que ninguém espera no mercado dinâmico em que estamos vivendo. Porém, a não ser que você seja um profissional multitarefa e consiga realizar diversas atividades sabendo manter a

produtividade e a qualidade de cada uma, essa missão não cabe a você.


Se esse não for o seu caso, o que de fato é o mais comum de se acontecer, uma vez que apenas 2% da população é multitarefa, realizar várias tarefas ao mesmo tempo, a longo prazo, pode acabar prejudicando a sua produtividade dentro do trabalho como um todo. Esse tipo de atitude só vai contribuir para o aumento de estresse e ansiedade na sua rotina, podendo afetar, inclusive, outros setores da vida.



  • Mídias sociais, Smartphone e Internet


É certo que a internet facilite a vida no trabalho, que as mídias sociais já fazem parte da rotina das pessoas e que os smartphones sejam quase uma extensão do nosso corpo. Apesar de todos os benefícios que essas tecnologias podem trazer, elas também podem estar se tornando uma fonte de desvio de atenção e se caracterizando como uma nova razão para a queda de produtividade dentro das empresas mais modernas.


Como essa questão ainda é, relativamente nova, não se sabe ao certo qual é o efeito dessas tecnologias no ambiente de trabalho. Pode ser que sejam mais prejudiciais do que parecem, ou pode ser até que a maioria dos funcionários consiga estabelecer um

limite para os usos no trabalho.


O fato é que, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria especializada em carreiras, Career Builder, 39% dos empregadores acreditam que navegar na internet seja um dos responsáveis pela queda de produtividade no trabalho e, consequentemente, 38% desses empregadores também acredita que as mídias sociais também são fatores contribuintes para a baixa produtividade.


  • Perfeccionismo exagerado


Quando falamos em perfeccionismo no trabalho, naturalmente associamos esse termo a uma característica boa, não é mesmo?


Na realidade, nem sempre é assim. Obviamente, o perfeccionismo é interessante e a preocupação com a qualidade também. No entanto, no mercado hoje, gastar muito tempo com essa questão é algo muito prejudicial para a produtividade, uma vez que

a velocidade é um dos fatores mais importantes e requisitados na hora de realizar atividades.


Para ser relevante hoje no mercado, é necessário fugir um pouco dessa abordagem perfeccionista. Isso não significa que não devemos estar atentos aos detalhes ou entregar as coisas de qualquer jeito, porém, é importante não perder muito tempo

querendo que tudo fique 100% perfeito.


Se a tarefa realizada está cumprindo o objetivo que ela deve cumprir e está

correspondendo às demandas existentes, então está ok!


  • Quantidade desnecessária de reuniões


Pode ser que esse não seja o seu caso, mas o fato é que empresas que realizam um número exagerado de reuniões existem aos montes. Em certos lugares, há funcionários

que gastam em média cinco ou seis horas por semana com reuniões e em algumas

outras empresas, esse número pode ser até maior.


Com uma quantidade exagerada de reuniões, o colaborador é obrigado a interromper

constantemente suas atividades para participar desses eventos. Pode ser que ele esteja

concentrado escrevendo algo, preenchendo planilhas ou fazendo planejamentos. Não importa qual seja a tarefa, as reuniões exageradas acabam interrompendo processos e atrapalhando a produtividade das pessoas.


Além da interrupção que mencionamos, não podemos esquecer de citar o fato de que essas cinco ou seis horas semanais poderiam ser facilmente empregadas de outra maneira e de forma mais produtiva para a empresa.


Se o contato for estritamente necessário, é mais fácil e rápido utilizar alguma ferramenta de comunicação interna para realizar essa comunicação.



Por se tratar de um assunto que sofre tantas influências, tanto internas como externas, fica ainda mais difícil de administrar a produtividade de uma pessoa, e mais difícil ainda, de um time inteiro.


Dessa forma, é de extrema importância que o assunto seja abordado com as pessoas da empresa e que o material sobre produtividade seja divulgado entre os colaboradores. Além disso, é interessante que eles também façam essa análise interna e possam levantar pontos que talvez não foram abordados neste material.


Através desta leitura , esperamos que você tenha conseguido entender um pouco mais sobre as questões relacionadas à produtividade e, mais do que isso, esperamos que esse material tenha servido como base para insights e novas ideias a fim de melhorar cada vez mais a sua gestão.


Não deixe de falar para a gente o que você achou!

0 visualização

Campinas - São José SC. CEP 88101-000

48.3065-1397 | 48.99680-1879

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Orgulhosamente criado por @postmidia.art.br