A Importância de "Pensar Fora da Caixa".

Pensar fora da caixa está entre as frases mais usadas no mundo dos negócios.

É uma expressão que indica um pensamento novo, alguém que consegue visualizar um fator por diversos ângulos e, no mundo corporativo, indica alguém que consegue solucionar problemas e pensar de forma criativa.

Supõe-se que significa pensar de forma criativa, livre e fora do senso comum. É o tipo de pensamento que, em uma era de algoritmos cada vez mais poderosos e redes neurais, recebe atenção expressiva, uma vez que as máquinas ainda não conseguem fazer isso tão bem. Esta seria então, uma das características mais valorizadas nos seres humanos, no futuro.

Pensar fora da caixa pode ser sinônimo de maturidade intelectual e emocional. O indivíduo que enxerga fora da caixa tem pensamento crítico e atitude para inovar, criar, empreender. Desviando-se do senso comum ao questionar o status quo. A expressão vem do inglês “Think outside the box” e tem sua origem incerta.



“Pensar fora da caixa”, a origem.

Uma suposta história da origem do termo é, na verdade, uma grande ilustração (literalmente) do que é esse tipo de pensamento e por que ele é tão procurado.

Segundo a história, empresas de consultoria em administração nas décadas de 1960 e 1970 começaram a usar um quebra-cabeça chamado “quebra-cabeça de nove pontos” de um livro de 1914 de Sam Loyd chamado “Cyclopedia of Puzzles”.


Eles apresentavam o diagrama abaixo, com as seguintes instruções:

“Vincule todos os nove pontos usando quatro linhas retas ou menos, sem levantar a caneta e sem traçar a mesma linha mais de uma vez.”

Provavelmente, este foi o exercício que deu origem ao termo “pensar fora da caixa”. Você consegue resolvê-lo? Crédito: Cyclopedia of Puzzles.


A solução mais citada aparece abaixo, utilizando apenas quatro linhas:


Você vê de onde vem o “pensar fora da caixa”?

Na instrução do quebra-cabeça não foi dada nenhuma diretriz sobre permanecer dentro de uma caixa, mas nossas mentes tendem a construir uma caixa com os nove pontos, e uma restrição é colocada instantaneamente no lugar.

Portanto, pensar fora da caixa significa dispensar restrições — o maior número possível. É o que a solução acima faz, e é isso que o tipo mais eficaz de pensamento original e ideias inovadoras também fazem.



Quer saber como pensar fora da caixa? Siga 10 passos que podem lhe ajudar:


  1. Mude seu espaço: Mude sua rotina, faça coisas inusitadas, em horários e com pessoas diferentes.

  2. Faça Brainstorm: técnica de exposição livre de ideias, sem filtros, apenas exponha tudo que vem a mente.

  3. Conceitualize novamente o problema: Vire o problema de cabeça para baixo, pense em novas formas de solucioná-lo.

  4. Sonhe acordado: Sonhar acordado ajuda você a criar conexões e formar padrões e a relembrar informações.

  5. Defina parâmetros: Às vezes, se você está tendo problemas em pensar fora da caixa, é hora de dar a si mesmo alguns parâmetros básicos. Pode parecer que isso minará a sua criatividade, mas se você definir os parâmetros corretos descobrirá que na verdade as coisas podem se abrir para você.

  6. Considere o pior caso. O medo é o que retrai a criatividade. Ele é que faz você permanecer nos caminhos que conhece melhor. Quando se considera o pior caso, você não apenas se planeja para ele, mas também pode se convencer que esse caso nem é tão ruim a ponto de você não querer tentá-lo.

  7. Elimine a negatividade: A coisa que mais impede alguém de pensar fora da caixa é a negatividade. Ficar dizendo a si mesmo constantemente que você não pode pensar criativamente, ou vetar cada ideia que você tem porque é "exagerada" demais, irá limitar severamente o seu pensamento.

  8. Mantenha sua criatividade afiada: Assim como com qualquer habilidade, a criatividade precisa ser exercitada para continuar existindo. Mesmo que você não tenha um problema em particular que precise da sua solução criativa, continue trabalhando em sua criatividade. Isso ajudará quando você for confrontado subitamente com algo que precise de uma solução criativa.

  9. Estude outros campos do saber: Assim, você entrará em contato com novas formas de enxergar o mundo, coisa que seu trabalho pode não fazer.

  10. Aprenda coisas novas: Quanto mais você amplia seus horizontes, mais conexões seu cérebro consegue fazer. Quanto mais informações seu cérebro puder acessar, mais ele é capaz de criar ideias inusitadas.


Eaí, gostou deste artigo?

Comenta aqui embaixo!

E não esqueça de compartilhar com seus amigos!


Até mais!

0 visualização

Campinas - São José SC. CEP 88101-000

48.3065-1397 | 48.99680-1879

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

Orgulhosamente criado por @postmidia.art.br